Francisco Martins e a paisagem de Magma
Acabamos de lançar um novo lote de Magma, nossa RIS com lava vulcânica, quer dizer, com chilli, canela, cravo, cacau e cardamomo.
Aproveitamos para conversar com o artista, mineiro, ciclista e cervejeiro Francisco Martins sobre a criação do rótulo. O Francisco é daqueles caras com que nos identificamos logo de primeira. Com ele não tem lenga-lenga. Ele consegue juntar um papo reto com muita viagem e piração conjunta e empresta seu talento para alguns dos rótulos mais legais que já fizemos.
Como nasceu a paisagem de Magma? Como você percebeu que estava chovendo?
A Magma nasceu de experimentos gráficos nos meus cadernos. Sou aficionado pelos chamados cadernos de artista. Primeiro, rabisco ideias fazendo uma lista de pequenos retângulos com as composições. Então, só depois de investir um pouco nesse ou naquele desenho no papel, passo para o computador.
A inspiração pra Magma veio de um especial do Deftones (banda californiana de metal alternativo) no Havaí em que eles caminham por áreas de atividade vulcânica. Além dos shows e versões adocicadas (acústicas) de algumas músicas, o material é recheado de imagens de lava encontrando o mar, rochas derretidas e mais belezas naturais. Em alguns momentos também chove, então achei que poderia acrescentar um pouco mais de drama à paisagem. Rs
E esses cadernos?
Como disse, sou louco pelos caderninhos. Tenho uma pilha deles e geralmente estou preenchendo mais de um ao mesmo tempo. Prefiro não usá-los de maneira linear, mas com uma certa justaposição de ideias. Um projeto invade a página de outro, criando o que eu chamo de "acidentes felizes", onde referências distintas se conectam gerando mais ideias. É muito rico e a base para meu processo criativo.
Que momento você escolheria para tomar uma Magma?
A noite, com uma boa trilha sonora e um caderninho do lado. Deftones é a trilha sonora perfeita para curtir com a Magma: é intensa, tem peso, mas sem perder a doçura.
Qual sua cerveja favorita da TRILHA?
Minha TRILHA favorita é também um dos meus rótulos favoritos. A Seiva é uma Juicy IPA de sabor selvagem e sedutor. Para o pôster dessa cerveja, escolhi um caminho visceral do meu trabalho, então acho que elas se complementam muito bem. Mas também sou cervejeiro e Pils! é disparada a melhor pilsen que já tomei, daquelas que a gente quer beber toda hora.
Daniel